Televisión
TV 3.0 – A Nova Era da Televisão Digital, a TV Híbrida
Na iminência do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva assinar o decreto que definirá as tecnologias a serem utilizadas pela TV 3.0, a Prensario desenvolveu uma espécie de manual para explicar as principais tecnologias que podem ser utilizadas no Brasil na nova TV digital que promete atender às demandas do mercado contemporâneo, incorporando conceitos de personalização, imersão e conectividade e a junção do broadcast e o broadband.O espectador irá participar ainda mais nessa nova era da televisão. As interações em redes sociais, comentários e enquetes com programas e a capacidade de influenciar o desenvolvimento de eventos televisivos são apenas algumas das emocionantes possibilidades que a interatividade oferece. A programação não irá pertencer somente à grade linear, mas trará a riqueza de conteúdo e acessibilidade que experimentamos nas plataformas de streaming, sendo moldado por meio das preferências de cada um”.
No fim de 2024 quando o Fórum SBTVD entregou a recomendação de tecnologia para a camada física da TV 3.0 ao Ministério das Comunicações, Barros disse que o Fórum, depois mais de dois anos de estudo e teste, optou pela adoção da camada física do ATSC 3.0, já adotada nos Estado Unidos e Coreia do Sul, onde já existe operação comercial de TV 3.0. Porém com a adição das ferramentas de eficiência espectral e energética MIMO e LDM e ferramenta de identificação do transmissor pelo ar (TxID OTA) para a segmentação geográfica de conteúdos e alertas de emergência que tornam a tecnologia mais moderna e robusta.
Este informe detalha os aspectos técnicos que fundamentam a TV 3.0, abordando os seguintes temas principais que são: Qualidade de imagem e som; Interatividade avançada; Modelos de negócio e impacto no mercado; segmentação geográfica, entre outras.
Qualidade de Imagem e Som
A TV 3.0 traz avanços expressivos na qualidade audiovisual, incluindo uma melhoria substancial na qualidade de transmissão, incorporando tecnologias como resolução 4K e 8K, High Dynamic Range (HDR) e áudio imersivo. Essas inovações visam proporcionar uma experiência mais rica e envolvente para os telespectadores.
Com as mudanças estabelecidas, a TV 3.0 terá suporte para resoluções 4K até 8K (Ultra High Definition – UHD), proporcionando mais detalhes e nitidez.
High Dynamic Range (HDR): tecnologias como HDR10, HLG e Dolby Vision permitem uma faixa dinâmica mais ampla, melhorando contraste e realismo das cores.
High Frame Rate (HFR): permite transmissão a taxas de quadros superiores a 60fps, melhorando a fluidez de cenas rápidas.
LC