Tecnología

Mauricélio Oliveira, presidente da ABRINT: alertamos para ataques criminosos a provedores regionais de telecomunicação

04-04-2025
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) denuncia, com extrema preocupação, a escalada de ataques criminosos contra provedores regionais de telecomunicações em diversas partes do país

Empresas do setor, dos mais diferentes portes e regiões de atuação, vêm sendo vítimas de destruição de redes, sequestro de infraestrutura e extorsão por parte de facções criminosas, colocando em risco não apenas a prestação de um serviço essencial à sociedade, mas também a segurança de empresários, colaboradores e milhares de usuários.  

A entidade afirma que 'facções criminosas vêm extorquindo essas empresas, exigindo pagamentos mensais e, em alguns casos, assumindo o controle total da infraestrutura. A atuação criminosa, especialmente nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e Pará, observa um mesmo padrão e inclui ameaças diretas aos donos dos provedores e seus colaboradores, além da exigência de um percentual do faturamento bruto. Em muitos casos, verifica-se a tomada física das redes e a assunção dos serviços como forma de exercício de poder e demarcação de território'.

Segundo ABRINT, 'os impactos para os provedores são significativos. Empresas de todos os portes, desde pequenos negócios familiares até grandes operadoras regionais, estão sendo afetadas. Para evitar ataques, muitos provedores optaram por encerrar suas operações em determinadas áreas, comprometendo o acesso da população à internet e impactando a economia local. Objetivando a autoproteção, diversas empresas estão adotando estratégias para minimizar a própria visibilidade da marca, removendo logotipos, encerrando lojas físicas de atendimento e substituindo equipamentos identificáveis por versões genéricas e sem logotipo'.  

Veja mais

 

LC

más leídas