Televisión

Globo adquiriu os primeiros transmissores DTV+ do mundo da Linear Denki

03-04-2025
Em março último, a Linear Denki, que mudou recentemente de nome – Hitachi Linear – recebeu uma equipe técnica da Globo para validação e homologação de tecnologia inovadora na TV 3.0 em sua fábrica em Santa Rita do Sapucaí (MG), conhecida como o Vale da Eletrônica, a equipe técnica da TV Globo Rio de Janeiro para a aceitação em fábrica dos equipamento.

Essa tecnologia inédita representa um avanço significativo para a TV 3.0, abrindo novas possibilidades de transmissão e eficiência espectral, afirmam os responsáveis do projeto.

Em comunicado, a Linear Denki, afirma que 'se trata de uma tecnologia inédita, que até então não estava disponível no mercado, e que agora se torna realidade graças ao trabalho conjunto entre Globo e Linear Denki'. E explica que a implementação do DTV+ exigiu o desenvolvimento de novos algoritmos de pré-distorção digital, técnicas avançadas de linearização e otimização do espectro de transmissão, garantindo maior robustez e eficiência na propagação do sinal.

Durante um dia e meio, os transmissores foram submetidos a testes rigorosos na área de burn-in da Linear Denki, onde foram avaliados parâmetros como MER (Modulation Error Ratio), ACLR (Adjacent Channel Leakage Ratio) e eficiência espectral da modulação MIMO-LDM. Os dois sistemas testados e homologados foram: um transmissor de 1 kW MIMO – LDM – TxID para o site da Pena e outro de 3 kW MIMO – LDM – TxID para o site do Sumaré. Ambos foram projetados para operar na frequência de 273 MHz, dentro da faixa destinada para aplicações DTV+ no Brasil, e como explicado no informe sobre TV 3.0.

As estações fazem parte das comemorações da Globo dos 60 anos no ar estarão no ar com transmissão de TV 3.0 a final de abril de 2025. O anúncio foi feito por Carolina Duca, Gerente Sênior de Tecnologia da Globo, durante um keynote realizado pela executiva no SET Sudeste 2025, que se realizou no Rio de Janeiro.

Veja mais

 

LC

más leídas